sexta-feira, 26 de março de 2010

Manteiga de karité





 Arvore de karité



 Noz de karité


manteiga de karite e nozes



nozes de karité num ramo



Manteiga de karité ( ou manteiga de shea) (Butyrospermum parkii)

A manteiga de karité (ou shea) é extraida das nozes de uma arvore africana (Butyrospermum parkii).
As nozes são esmagadas e trituradas por pressão. O produto final é então refinado (limpo de impurezas). Esta manteiga é extremamente valorizada nos países de origem, inclusive como gordura comestível. O produto que é exportado destina-se principalmente ao fabrico de sabões e velas. É utilizada pela industria cosmética para a preparação de loções, cremes e produtos para o cabelo. A industria farmacêutica utiliza-a na elaboração de produtos para problemas de pele como dermatoses, eczemas e queimaduras solares.
A manteiga de karité é um excelente hidratante para peles secas e danificadas. É também usada para o cabelo. Tem também efeito cicatrizante e reparador em mãos gretadas e que sofram de eczemas e dermatites.

É desde tempos imemoriais utilizada por diversos povos africanos para curar feridas, é muito rica em vitaminas A, D, E e F e tem propriedades suavizantes usadas como atenuante de estrias e rugas, o que a torna uma eleita pelas mulheres africanas. É muito bem tolerada mesmos pelas peles sensiveis, e inclusivé usada em produtos para bébes.
Além disso a manteiga de karité é não-comedogênica, ou seja, não causa erupção ou obstrução dos poros, que causem acnes.

INCI:Butyrospermum parkii oil

Manteiga de cacau



Fruto do cacau aberto, mostrando as sementes

 Cacaueiro carregado de frutos



Frutos de cacau com sementes



Manteiga de cacau refinada


Manteiga de cacau (Theobroma cacao L)

O cacaueiro ( Theobroma cacao L) é uma árvore nativa da Bacia Amazônica, . O consumo do cacau é relatado desde os tempos mais remotos, sendo difundido pelas antigas civilizações Maia e Asteca.
A manteiga de cacau é a gordura comestível natural da semente de cacau. De cor amarela, com um odor e sabor caracteristicos. Dependendo do grau de refinamento, (Grau alimentar ou cosmetico) a sua cor pode ser amarela palida ou branca, com odor característico (alimentar) ou sem odor para mais facilmente se poder adicionar aromas ou oleos esenciais, que poderiam ficar “mascarados” com o aroma a cacau.
Composta por uma combinação de ácido palmítico, ácido esteárico e ácido oléico, a manteiga de cacau tem propriedades incomparáveis `de qualquer outro tipo de gordura vegetal, pois é altamente estável, tem textura suave e ainda é rica em substâncias antioxidantes. Por essas propriedades é de notavel interesse como matéria prima nas indústrias alimentícia, farmacêutica e cosmética. É por isso muito usada em formulações cosméticas e dermatológicas. Possui propriedades hidratantes e emolientes, ou seja, recupera a oleosidade do tecido perdida durante o ressecamento causado por exposições ao sol ou frio excessivo. Sendo um excelente hidratante, é facilmente absorvida pela pele, atingindo as camadas mais profundas, tornando-a mais suave. Também é capaz de regenerar a fibra capilar deixado-a macia e maleável. Assim, a manteiga de cacau é usada na fabricação de cremes e loções hidratantes e sabões como champos e sabonetes.
Funde-se à temperatura corporal, tornando muito fácil a sua aplicação, e é usada há muitos anos para fazer cremes corporais ou para mãos e como bálsamo labial (pura ou com outros oleos). É também usada em aplicações tópicas em casos de queimaduras, rachaduras que ocorrem no seio em função da amamentação, na composição de ungüentos, em cremes para as mãos gretadas se secas, e em preparações caseiras para diminuir a coloração de manchas no rosto.É excelente para tratar zonas ressecadas e ásperas. É emoliente e suavizante, exercendo uma acção anti-rugas e anti-estrias. Usada em sabões naturais fornece humidade e dureza. Pode-se usar até uns 15% do peso total de oleos, não se recomendando a utilização de maior quantidade, pois pode tornar o sabão demasiado quebradiço.
Rica em polifenóis, que são pigmentos naturais com atividade antioxidante, a manteiga de cacau também previne contra o envelhecimento celular, eliminando os radicais livres formados no processo natural de envelhecimento, podendo ser usada em formulações com este propósito.
Considerando suas ações hidratante e emoliente, estes usos se justificam, porém, ainda não existem estudos científicos específicos que comprovem a atividade da manteiga de cacau como anti-inflamatório, analgésico ou atuando diretamente no estresse oxidativo.
Até o momento, ainda não se verificou toxicidade em função do uso da manteiga de cacau em preparações alimentícias, farmacêuticas ou cosméticas.
Além disso, é um ingrediente indispensável na fabricação de ...CHOCOLATE!!!

INCI:Theobroma cacao butter

Óleo de Coco.




Espécie: Cocos nucifera
Gordura altamente saturada extraída da noz de coco é usada no fabrico de sabão natural em substituição das gorduras saturadas animais, pela dureza e espuma que proporciona aos sabões. Faz espuma facilmente (dizem que sabão puro de coco faz espuma até em agua salgada) e limpa muito bem a pele. É um óleo vegetal puro, sólido a temperaturas inferiores a 20º C. Contém ácidos gordos, nomeadamente, ácido caprílico e ácido cáprico Utilizado como óleo de base no fabrico de sabão natural, juntamente por exemplo com azeite(numa proporção de 20 a 25 %, uma percentagem maior resseca a pele, devido à sua extraordinária capacidade de limpeza), proporciona uma espuma muito agradável reunindo as suas qualidades e propriedades às do azeite, produzindo um sabão muito simples com óptimas propriedades emolientes, óptimos para a limpeza diária da pele.
O óleo de coco fraccionado, (usado para massagem e como óleo carregador dos óleos essenciais em aromaterapia), ou mesmo o óleo de coco virgem para alimentação, é excelente como condicionador da pele, cabelo e couro cabeludo. Estável quando exposto ao ar.
INCI:Coco nucifera (Coconut) oil.


Óleo de amendoas doces

Óleo de Amêndoas Doces



Espécie: (Prunus Amygdalus Dulcus)

Para manter todas as suas propriedades, a extracção deste óleo deve ser por pressão a frio pressão da semente da amêndoa doce e não da amêndoa amarga, esta ultima contém maior quantidade de ácido prússico ou cianídrico que pode causar reacções adversas graves.


O Óleo de Amêndoas Doces é um excelente emoliente e é conhecido pela sua capacidade de suavizar, hidratar, proteger e nutrir a pele, sendo um excelente auxiliar no equilíbrio da pele. Ajuda a prevenir as rugas e restaurar a elasticidade. Hidrata e suaviza a pele seca e as áreas irritadas, mas é bom para todos os tipos de pele. É um dos óleos mais usados em cosmética, aromaterapia e para a elaboração de sabonetes artesanais e sabão natural. Em comparação com outros óleos de base, a amêndoa doce tem uma viscosidade média, boa para todos os tipos de massagem, pois é facilmente absorvido pela pele deixando-a suave e hidratada. O Óleo de Amêndoas Doces contém vitaminas A, B1, B2 e B6. É rico em proteínas e vitamina D, e é considerado um óleo extremamente nutritivo, sobretudo se for usado com regularidade. Rico em ácidos essenciais gordos oleicos, linoleicos e palmiticos, os quais lhe conferem propriedades especialmente benéficas, para usos tópico em peles secas e desidratas.


É utilizado no fabrico do chamado sabão natural porque devido à presença desses oleos, saponifica facilmente (transforma-se em sabão sob a acção de uma base alcalina). Pode-se usar como óleo de base ou como sobre engorduramento, no “traço”. Tem uma pequena quantidade de vitamina E o que ajuda à sua conservação. Excelente para ajudar a fortalecer as unhas. é usado também na elaboração de cremes e loções para o corpo e balsamos labiais
Segurança
Só uso externo, não ingerir.




Denominação INCI:Prunus amigdalis dulcis oil

quinta-feira, 11 de março de 2010

Novidades



Jasmim e Arroz: Ingredientes: Base glicerinada (sabão base, glicerina, lauril éter sulfato de sódio, etanol, sacarose, propilenoglicol, EDTA, corantes e agua).azeite virgem, mel, farinha de arroz, essência de jasmim.
Aveia e Mel: Ingredientes: Base glicerinada (sabão base, glicerina, lauril éter sulfato de sódio, etanol, sacarose, propilenoglicol, EDTA, corantes e agua).Manteiga de karité, manteiga de cacau, azeite virgem, mel, vit.E, aveia(moida), essência flor-de -laranjeira e essencia de mel.



Mel e Argila verde: Ingredientes: Base glicerinada (sabão base, glicerina, lauril éter sulfato de sódio, etanol, sacarose, propilenoglicol, EDTA, corantes e agua).Manteiga de karité, mel, vit.E, argila verde, extracto de própolis, essência de alfazema e oleo essencial de alfazema.

Mel e Própolis: ingredientes: Base glicerinada ( sabão base, glicerina, lauril éter sulfato de sódio, etanol, sacarose, propilenoglicol, EDTA, corante e água). Azeite virgem, mel, extracto de própolis e essência de mel.