sexta-feira, 26 de março de 2010

Manteiga de cacau



Fruto do cacau aberto, mostrando as sementes

 Cacaueiro carregado de frutos



Frutos de cacau com sementes



Manteiga de cacau refinada


Manteiga de cacau (Theobroma cacao L)

O cacaueiro ( Theobroma cacao L) é uma árvore nativa da Bacia Amazônica, . O consumo do cacau é relatado desde os tempos mais remotos, sendo difundido pelas antigas civilizações Maia e Asteca.
A manteiga de cacau é a gordura comestível natural da semente de cacau. De cor amarela, com um odor e sabor caracteristicos. Dependendo do grau de refinamento, (Grau alimentar ou cosmetico) a sua cor pode ser amarela palida ou branca, com odor característico (alimentar) ou sem odor para mais facilmente se poder adicionar aromas ou oleos esenciais, que poderiam ficar “mascarados” com o aroma a cacau.
Composta por uma combinação de ácido palmítico, ácido esteárico e ácido oléico, a manteiga de cacau tem propriedades incomparáveis `de qualquer outro tipo de gordura vegetal, pois é altamente estável, tem textura suave e ainda é rica em substâncias antioxidantes. Por essas propriedades é de notavel interesse como matéria prima nas indústrias alimentícia, farmacêutica e cosmética. É por isso muito usada em formulações cosméticas e dermatológicas. Possui propriedades hidratantes e emolientes, ou seja, recupera a oleosidade do tecido perdida durante o ressecamento causado por exposições ao sol ou frio excessivo. Sendo um excelente hidratante, é facilmente absorvida pela pele, atingindo as camadas mais profundas, tornando-a mais suave. Também é capaz de regenerar a fibra capilar deixado-a macia e maleável. Assim, a manteiga de cacau é usada na fabricação de cremes e loções hidratantes e sabões como champos e sabonetes.
Funde-se à temperatura corporal, tornando muito fácil a sua aplicação, e é usada há muitos anos para fazer cremes corporais ou para mãos e como bálsamo labial (pura ou com outros oleos). É também usada em aplicações tópicas em casos de queimaduras, rachaduras que ocorrem no seio em função da amamentação, na composição de ungüentos, em cremes para as mãos gretadas se secas, e em preparações caseiras para diminuir a coloração de manchas no rosto.É excelente para tratar zonas ressecadas e ásperas. É emoliente e suavizante, exercendo uma acção anti-rugas e anti-estrias. Usada em sabões naturais fornece humidade e dureza. Pode-se usar até uns 15% do peso total de oleos, não se recomendando a utilização de maior quantidade, pois pode tornar o sabão demasiado quebradiço.
Rica em polifenóis, que são pigmentos naturais com atividade antioxidante, a manteiga de cacau também previne contra o envelhecimento celular, eliminando os radicais livres formados no processo natural de envelhecimento, podendo ser usada em formulações com este propósito.
Considerando suas ações hidratante e emoliente, estes usos se justificam, porém, ainda não existem estudos científicos específicos que comprovem a atividade da manteiga de cacau como anti-inflamatório, analgésico ou atuando diretamente no estresse oxidativo.
Até o momento, ainda não se verificou toxicidade em função do uso da manteiga de cacau em preparações alimentícias, farmacêuticas ou cosméticas.
Além disso, é um ingrediente indispensável na fabricação de ...CHOCOLATE!!!

INCI:Theobroma cacao butter

Sem comentários:

Enviar um comentário