sábado, 24 de novembro de 2012

Duas receitas basicas de sabão natural

Nota (06/11/2013):
Devido a alguns procedimentos perigosos que tive conhecimento, e que colocam em risco a saude (e a vida) de quem está a fazer o sabão e /ou de quem vai usar o sabão: A soda caustica (hidroxido de sódio) assim como o hidroxido de potassio, são agentes quimicos perigosos. Têm de ser manuseados com extrema cautela, usando equipamento adequado (luvas, mascara e oculos de protecção, asim como vestuario adequado); AO fazer a solução alcalina, deve ser usado utensilios adequados, de preferencia de inox (NUNCA; MAS NUNCA DEVE SER USADO ALUMINIO!!!!), e resistentente a temperaturas altas (rondam os 90º ou mais) e resistentes à acção corrosiva da soda caustica; a soda deve ser deitada sobre a agua e nunca , nunca ao contrario; quando se junta a solução de soda nas gorduras, nunca, mas nunca podem as gorduras ao lume!!!! 
O manuseamento incorreto da soda caustica, pode levar a graves acidentes, com gravissimos ferimentos e, dependendo da sua localização (por ex. se for no rosto e vias respiratorias), a cegueira e a graves problemas respiratorios, incapacitantes. 
Igualmente importante é saber qual a quantidade segura de soda caustica a usar, de forma a que o produto final seja um produto seguro, não caustico. 

Actualmente têm acesso a inumeras receitas/formulas de sabão, em sites, grupos, livros... quando copiam uma receita devem rever os dados/valores atraves de uma calculadora. Há sempre a hipotese de ter podido haver uma gralha e a receita não estar bem. Igualmente devem ter confiança (e mesmo assim rever a formula) na pessoa/site/livro que disponibiliza a formula. Há formulas e formulas... 

O sabão tem um periodo de cura que TEM DE SER RESPEITADO! pelo menos 4 semanas para sabão cold process, e uma semana para hot process. Rebacht ou refundido de sabão novo (que desanda por ex.na altura do traço), tem que curar as 4 semanas na mesma.

Desculpem o alarmismo, não é nada algo que eu faça, mas tenho-me dado conta que as coisas estão a perder um bocado o controlo, há pessoas não estudam, não se formam, leiem na diagonal, apanham umas dicas aqui, uns sururus ali, e depois vão "fazer sabão", muitas vezes para oferecer, para vender (como se já não fosse grave ser de uso pessoal/familiar).... É preciso responsabilidade, consciencia.
Medidas de segurança na manufactura de sabão natural


Muito importante O mais importante a considerar é o perigo de soda cáustica ou potassa cáustica. Ambos os ingredientes são perigosos e devem ser mantidos fora do alcance de crianças e animais. Quando misturado com água produz uma solução alcalina que em contacto com a pele pode causar queimaduras químicas significativas e cujos vapores tóxicos podem provocar danos nos olhos e garganta quando inalados. Devem-se seguir as instruções de segurança, quando da preparação da solução alcalina (junção da água com a soda cáustica) que representa o momento de maior perigo. A partir do momento em que a saponificação, esse perigo diminui e já não é perigoso para a pele. É importante fazer o calculo correto da soda cáustica necessária para a gordura a utilizar para que não fique uma quantidade excessiva de soda cáustica no sabão.
O material de protecção deve ser:
Óculos de protecção (para evitar salpicos nos olhos)
Mascara (para evitar a inalação de vapores)
Luvas de borracha (para proteger as mãos)


Avental ou bata para proteger a roupa
Em geral deve-se usar roupa de manga comprida, calças e sapatos fechados, para limitar o contacto acidental com a solução alcalina na pele.
Ao mexer a massa com a varinha mágica deve-se ter o cuidado de manter as lâminas, submersas antes de ligar, para que não salpique.
Em caso de contacto com a solução cáustica ou da massa de sabão, lavar abundantemente com água corrente e vinagre. Em caso de contacto com os olhos , lavar imediatamente com água corrente e procurar assistência medica urgente  .
Este processo não deve ser feito por crianças, devem ser mantidas afastadas por protecção.
Manter animais de estimação também fora da divisão onde é feito o sabão
 
A estas receitas basicas podem juntar uma serie enorme de aditivos desde mel, argilas e oleos essencias a gosto.

Azeite 370g
oleo de coco 100g
cera abelha 20g
manteiga de cacau 10g
soda caustica 65g
agua destilada 168g .
ou:
azeite 375g
oleo coco 100g
cera abelha 25g
soda 65g
agua 167g



Importante:


(o hidróxido de sódio (ou soda caustica) é muito caustico, usar medidas de segurança como luvas, mascara e óculos de protecção ao manuseá-lo; usar recipientes resistentes ao calor, nunca usar alumínio, utilizar utensílios e panela de inox.)





Pesar os ingredientes. Deitar o hidróxido de sódio sobre a agua (nunca ao contrario) e mexer para misturar e dissolver (cuidado com os vapores libertados nos olhos e não os inalar!). A mistura vai aumentar muito de temperatura, mexer para dissolver a soda caustica. Entretanto colocar as gorduras e a cera numa panela inox, em banho-maria para derreteram. Retire do banho-maria. Deite a solução de soda na mistura de gorduras e vá mexendo com uma colher apropriada. Com uma varinha magica vá mexendo a mistura, alternado o “bater electrónico” com um “mexer manual”, até obter uma massa tipo maionese (é o traço). Está pronto. Deite em formas (pode ser uma caixa plástico tipo tupperware) forradas com papel vegetal ou na falta um saco plástico transparente. Isole com toalhas para que a saponificação continue; a temperatura vai aumentar, deixe ficar por 24 horas, após o que desenforme e corte em fatias largas. Deixe ficar em local seco durante pelo menos 4 semanas para que “cure”, e seque. Use e desfrute!


A soda caustica, se respeitadas as quantidades e os tempos de cura fica neutralizada e não apresenta perigo. Não se pode fazer sabão sem soda caustica!


Estas receitas foram experimentadas e usadas. Podem ser usados por todos, inclusive bebés. Não altere os óleos nem as quantidades, cada óleo tem um índice diferente de saponificação pelo que a receita teria de ser totalmente revista!

PS: Caso queira pode ser adicionado a qualquer destas receitas, algum aditivo, como mel, alguma argila e ou óleos essenciais, sendo que para o mel e/ou para as argilas a dose para esta quantidade de gorduras (500g), será de 1 colher de chá e os oleos essenciais entre 15 ml a 30 ml (apenas um ou uma mistura de varios, como preferir, tendo sempre em conta a sua segurança tanto em termos de toxicidade, como em termos alergenicos e segurança para uso sobre a pele).

Sem comentários:

Enviar um comentário