terça-feira, 14 de maio de 2013

Resposta a uma iniciante na saboaria: uma ajuda a formular um sabão ...


Recebi um pedido de exclarecimento sobre uma formula de sabão que tenho num dos blogs. Apos uma troca de mensagens , resolvi dar uma ajudinha.Bastante pequena e singela, mas espero saia daqui um bom sabão (atenção que não a experimentei! ) ;)
Embora nós aqui tenhamos um facil acesso a azeite, relativamente barato, às vezes vivemos em sitios onde este oleo vegetal é mais caro.


" :) o oleo de coco em si, puro é diferente do sabão de coco. Extremamente suave e nutritivo em oleo puro, quando saponificado não tem as mesmas qualidades. O  sabão 100 de oleo de coco não é um sabão muito aconselhado para banho pois a  sua acção de limpeza é demasiado mordente e resseca a pele. Por outro lado o seu alto conteudo de acidos gordos  nomeadamente o lauritico faz com que seja o oleo mais usado para dar espuma (dizem que faz espuma até na agua salgada!) Para lavagens e lipezas é um dos melhores sabões.  No sabão cosmetico,usa-se normalmente cerca de 20% do total de gorduras (em 500g de gorduras , 100 g será de  oleo de coco) ...dependendo dos outros oleos da formula, pode-se usar até 30%. O oleo de palma é rico em acido palmitico e esteárico, que vai dar principalmente dureza ao sabão. A percentagem do oleo de palma costuma ser também cerca de 20% a 30%.  Há receitas que levam mais percentagem de ambos estes oleos, não deixa de ser sabão natural, mas eu prefiro um sabão mais suave com mais azeite. Dos outros oleos, qualquer um pode ser usado (milho, girassol, grainha de uva, sesamo, abacate, amendoas, etc) mas tirando o azeite qualquer destes deve ser usado apenas entre 5, até 30% pq a maior parte deles torna o sabão mais mole. O oleo de girassol, realtivamente barato e de facil acesso (dependendo do tipo de óleo refinado ou não/ de mesa ou para fritar), ajuda a tornar mais suave um sabão em que estejam presente maiores percentagens de  oleo de coco e de palma, como é este caso


100 g de coco )espuma, dureza, acção de limpeza)
150 de oleo de palma (dureza e consistencia da espuma)
200g de azeite (suavidade e nutrição )
50 g de girassol (suavidade e nutriçaõ)
soda 69 g (SE= 5%)
agua 148g (concentração 32%)

indices segundo a calc, mendrulandia:
dureza 50 (em geral gosto de um dureza maiorpara poder usar infusões, sumos ou o azeite macerado. neste caso aconselho o uso de agua destilada pura, para que não se corra o risco de a barra ficar mole)
espuma(bolhas) 50
persistencia (da espuma) 48
limpeza 52 (pessoalmente gosto de um indice menor, mas com o oleo de palma e sem cera de abelha torna-se mais dificil de baixar)
condicionado 48 (aqui prefiro maior, mas de qualquer modo é um sabão bom para o corpo)








Outra formula possivel podia ser esta:

oleo de coco 101 g
oleo de palma 196g
azeite 101 g
oleo de  girassol  88g
soda 68 g (SE= 5%)
agua 145g (concentração 32%)

 indices segundo a calc, mendrulandia:
dureza 50 (em geral gosto de um dureza maior para poder usar infusões, sumos ou o azeite macerado. neste caso aconselho o uso de agua destilada pura, para que não se corra o risco de a barra ficar mole)
espuma(bolhas) 50
persistencia (da espuma) 50
limpeza 50
condicionado 49
os indices estão todos de cor verde o que significa q são os indices "ideiais"

2 comentários:

  1. Muito grata pelo detalhe e partilha desta "conversa" - muito útil aos que se iniciam nestas andanças :) Bem haja!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Sandra. Sempre que eu puder e souber responder, estamos cá para mais conversas. :)

    ResponderEliminar