sábado, 21 de maio de 2016

Sabão natural de azeite: variações possíveis...

...são tantas que até parece impossível!! :D

(Pois sim! Recomeçámos o blog..fixe, né? ;) )

Num pais com uma produção tão rica e variada de azeite, claro que o nosso sabão de "eleição" seria, senão com azeite na sua totalidade, pelo menos com uma grande percentagem dele.
Deste sabão 100% azeite, há quem goste, adore e quem o ache "desenxabido". A culpa? A sua espuma miúda e algo "viscosa"... ok, não faz bolhas grandes, estão a ver? Pronto... é estilo: ou se ama ou se detesta. Outro "contra" seria, ou será, o " molengar-se" na saboneteira... mas isso é outro tema, agora vamos falar de variações. :)

Claro que podemos usar sempre este sabão, feito apenas com azeite...simples, suave, pode ser usado por todas as idades e inclusive nas mascotes (aquelas q podem tomar banho, ok? Nada de ir dar  banho ao periquito! ..tadinho...)

A formula base é esta, do jabon de castilla, ou seja sabão de castela. Podem ler aqui

As variações podem ir desde o azeite, que pode ser puro ou macerado com plantas aromáticas e /ou medicinais; a agua utilizada para dissolver o hidróxido de sódio de ser total ou parcialmente subsistida por outros liquidos; ou outros aditivos podem ser acrescentados, como argilas e outros.

Assim sendo, exemplifiquemos:

Algumas plantas que podem ser usadas para macerar no azeite, uma ou varias:
Calêndula, alfazema, alecrim, mentas, camomila, hipericão, bardana, saponária, tomilho, malvas, urtigas





Sem comentários:

Enviar um comentário