quarta-feira, 14 de abril de 2010
Sabão natural, feitos a partir de óleos e manteigas vegetais
Sabão natural, feitos a partir de óleos e manteigas vegetais aos quais é adicionado uma solução alcalina de forma a que se dê uma reacção química chamada saponificação (ou seja que as gorduras se transformem em sabão).
Os nossos sabões naturais são feitos com grande percentagem de azeite virgem (de 50 a 100%), e utilizados outros óleos e manteigas vegetais como óleo de coco, manteiga de cacau, manteiga de karité, óleo de palma, óleo de amêndoas doces, óleo de rícino, óleo de jojoba, etc.. Qualquer óleo vegetal pode ser adicionado a uma formula de sabão, sendo uns mais saponificáveis do outros. Alguns óleos como o jojoba, contêm uma grande percentagem de partículas insaponificaveis (isto é que não se transformam em sabão) mas que permanecem no sabão acrescentando propriedades benéficas para a pele. Além disso, na formula do sabão natural é sempre calculado um “sobre-engorduramento” (também chamado de “desconto na soda”) para que fique sempre uma percentagem de gorduras sem saponificarem. Geralmente de 5 a 8%, mas há quem use uma % de 10 e até 12%, mas o risco de essas gorduras se oxidarem e rançarem torna-se maior. Por isso alguns saboeiros utilizam uma % de 5-6%, para diminuir o risco de oxidação (para além do facto de que quanto mais óleos menos duro fica o sabão; quanto mais matéria saponificada mais duro fica o sabão). São utilizados, para prevenção da oxidação das gorduras e da proliferação de bactérias e fungos, vitamina E, extracto de semente de toranja, resina de alecrim.
O óleo de jojoba por exemplo, não é exactamente um óleo mas mais uma cera, pelo que se utiliza em pequena quantidade, (como sobre-engorduramento e não como óleo base), pois uma grande quantidade, apesar dos benefícios óbvios para a pele, tornaria o sabão demasiado mole e pouco duradouro.
Etiquetas:
cold process,
hot process,
manteiga vegetal,
óleos vegetais,
sabão natural
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário