quarta-feira, 14 de abril de 2010

Sobre o sabão natural

São Sabão – sabonetes artesanais e sabão natural
http://saosabao.blogspot.com/

Utilizamos manteigas vegetais como a manteiga de cacau e a manteiga de karité, e oleos vegetais como o azeite virgem, o oleo de coco, oleo de amendoas doces ou a cera de abelha. Juntámos-lhes flores e plantas, mel puro de abelha, oleos essenciais e ou essencias de grau cosmetico.

Sabão natural, feitos a partir de óleos e manteigas vegetais aos quais é adicionado uma solução alcalina de forma a que se dê uma reacção química chamada saponificação (ou seja que as gorduras se transformem em sabão).

Fazemos os sabões naturais, em pequena quantidade (lotes de 500g ) , pelo gozo de fazer misturas diferentes, à mão, com grande percentagem de azeite virgem (de 50 a 100%), e utilizados outros óleos e manteigas vegetais como óleo de coco, manteiga de cacau, manteiga de karité, óleo de palma, óleo de amêndoas doces, óleo de rícino, óleo de jojoba, etc.. Qualquer óleo vegetal pode ser adicionado a uma formula de sabão, sendo uns mais saponificáveis do outros. Alguns óleos como o jojoba, contêm uma grande percentagem de partículas insaponificaveis (isto é que não se transformam em sabão) mas que permanecem no sabão acrescentando propriedades benéficas para a pele.

Os sabões naturais têm um período de cura, (geralmente de 4 a 6 semanas), durante o qual a soda é neutralizada tornando o sabão seguro para uso e durante o qual o sabão vai evaporando a agua que contém e seca, tornando-se uma barra mais dura. Dizem os peritos que o sabão natural, quanto mais velho, melhor. Mas podemos considerar um período de 2 anos, para o podermos desfrutar.

Estes são alguns dos sabões que já fiz.

Sem comentários:

Enviar um comentário